domingo, 22 de abril de 2012

13° Movimento Pela Vida acontecerá na UFT


            O cenário da atualidade nos mostra a necessidade de construirmos a sustentabilidade socioambiental na perspectivada construção da Cultura de Paz nos nossos ambientes locais e no planeta, e assim “manter o prumo para não perder o rumo”, lema do 13° Movimento Pela Vida em Palmas.
            Promovemos os direitos humanos ao respeitar e valorizar a cultura, as artes, crenças, a sexualidade, as etnias, o meio ambiente, os modos de vida no campo e nas cidades. Estaremos assim fortalecendo-nos como “raça humana”, assumindo o compromisso de zelar por cada ser, por cada mineral e por cada existência na terra, ao mesmo tempo em que estaremos oportunizando às novas gerações, um mundo mais livre, humano e feliz.
            Com esta convicção estará acontecendo nos dias 6 a 9 de junho de 2012 na Universidade Federal do Tocantins a 13ª edição do Movimento pela Vida. O objetivo é possibilitar a reflexão sobre a vida e a humanidade numa visão holística e planetária, alicerçando-se na troca de experiências, vivências e no conhecimento de novas perspectivas e possibilidades, apreendendo novos saberes, visando a construção de um mundo mais harmonioso, com produção e consumo responsável, cooperativo, solidário e, conseqüentemente, sustentável.
Serão discutidos temas sobre a educação, os problemas sociais da atualidade, meio ambiente, qualidade de vida, a diversidade étnica e pluralidade cultural. Também serão elencadas as experiências em saúde integral: medicina da floresta, medicina natural, acupuntura, yoga, reflexologia, medicina alternativa, na perspectiva holística; e refletir sobre alternativas para uma alimentação saudável. As discussões serão permeadas pelos direitos humanos na ótica da dignidade humana.
            O Movimento pela Vida caracteriza-se por utilizar uma metodologia diversificada por meio de atividades lúdicas, grupos de diálogo, mesas redonda, oficinas, palestras, vivências, trilhas, passeios, mini cursos, sessões temáticas e interativas, orações, jogos, massagens terapêuticas e dinâmicas e utiliza diversas formas de comunicação e expressão, como dança, cine debate e música. Atende um público heterogêneo que inclui crianças, jovens, idosos e todos interessados em discutir a Vida na sua diversidade e totalidade.
            Nosso “rumo” são as metas, que é a humanidade livre e o planeta onde estas e as futuras gerações possam de forma igualitária viver dignamente. O “prumo” são as estratégias, que é o respeito à diversidade étnica, cultural, religiosa, sexual e modos de vida, a produção e o consumo responsável, economia solidária e o respeito a todas as formas de vida.
 O Movimento pela Vida buscará vivenciar durante o evento estas metas e estratégias.
Contamos com todos os apaixonados pela Vida!
 
 
Fonte: http://movpelavida.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário