quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PIBID 2011 contemplará todas as licenciaturas da UFT

postado em 18/04/2011 12:32 por Centro Academico Historia de Porto Nacional



A nova edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) traz uma boa novidade para a Universidade Federal do Tocantins (UFT): todas as licenciaturas (presenciais) serão contempladas com bolsas. Segundo o coordenador institucional do Programa na UFT, professor Sandoval Antunes de Souza, a novidade é importante porque possibilitará que um maior número de estudantes possam atuar junto a escolas estaduais e municipais no desenvolvimento de projetos voltados para a docência.


"Já tínhamos 120 alunos no Pibid, com sete professores coordenadores; com este novo edital, ampliando para todas as licenciaturas, teremos mais 116 estudantes e 12 professores coordenadores envolvidos", pontuou o coordenador, ressaltando ainda que o recurso liberado é da ordem de R$ 2 milhões.
O edital com o resultado foi publicado na última quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU) e divulgado no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - confira aqui. Cada estudante participante do Pibid receberá bolsa de R$ 400, segundo o edital.
Brasil - Nesta edição, cem instituições de ensino superior (IES) públicas – sendo quatro municipais, 20 estaduais e 76 federais – foram contempladas, totalizando, no Programa, um adicional de 8.928 estudantes de cursos de licenciatura e 1.429 professores da rede pública a serem apoiados pelos próximos dois anos.
Criado em 2007 e coordenado pela Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Pibid tem o objetivo de estimular a docência e implantar ações que valorizem o magistério entre os estudantes de graduação.
A iniciativa funciona por meio da concessão de bolsas para que estudantes de licenciatura realizem projetos em escolas de educação básica, que visam à aproximação da teoria das licenciaturas à prática de salas de aula da rede pública de ensino. Além dessa integração entre universidade e escola, os projetos desenvolvidos propiciarão aos bolsistas o contato com experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, sob supervisão de professores das escolas públicas. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Capes)

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