quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Estudantes acampam em frente a Prefeitura de Palmas

postado em 01/06/2009 11:25 por Centro Academico Historia de Porto Nacional



Há mais de 110 horas estudantes se revezam no acampamento montado em frente ao Paço Municipal, aguardando audiência com o prefeito Raul Filho (PT) para discutir o aumento na tarifa do transporte coletivo . O acampamento foi montado após manifestação que reuniu cerca de 500 pessoas por ruas da cidade, na quarta-feira, 28. 

O prefeito se comprometeu na semana passada a receber nesta segunda-feira, 1° de junho, às 16 horas, seis representantes do grupo manifestante. Também devem participar da reunião o presidente da Agencia de Transito Transporte de Mobilidade (ATTM), Silvio Cunha, e o secretário de Juventude e Esportes, Kairo Bernardes. 

Mais que o aumento de 40% no valor da tarifa – em vigor desde o dia 24 – os manifestantes cobram a participação da sociedade civil no debate da política de transporte da cidade. “Estamos aqui para discutir as políticas de transporte, não apenas o reajuste”, disse a diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE) Dani Braga. Ela informou que a pauta principal da reunião com prefeito será a questão do passe livre a estudantes, mas de forma contundente, pretendem dialogar para garantir a participação da sociedade no conselho dos transportes. “Queremos rediscutir todo o sistema de transporte e tentar interferir na política a ser adotada para os próximos reajustes”, disse.

Entre as propostas, os alunos querem que as tabelas que norteiam o reajuste sejam resultado de uma análise do mercado local. A intenção é que a prefeitura firme parceria com instituições locais que pesquisariam os preços reais da cidade e, a partir daí, seriam calculados os aumentos de passagem. “Queremos que os reajustes sejam feitos com base em dados reais e não em suposições”, cobrou Dani Braga. 

Ela ainda acrescentou que os estudantes pretendem sair do encontro com o prefeito, nesta segunda, com, pelo menos, uma reunião marcada com os presidentes da ATTM e do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb), José Antonio dos Santos Júnior, para continuar o debate sobre a política de transportes.

A manifestação segundo ela, continuará até que os alunos tenham do prefeito o compromisso da participação da sociedade no conselho. 

Nesta manhã, Raul Filho foi a Taquaruçu, onde participou da transferência de localidade da Capital. Todos os anos, no dia 1º de junho, os atos e serviços administrativos do município são despachados no distrito. A Assessoria de Imprensa, porém, já adiantou que o prefeito estará no Paço Municipal no horário marcado para se reunir com os manifestantes.


Extraido do site: www.clebertoledo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário